Género: Drama
De: Kirsten Sheridan
Com: Freddie Highmore, Keri Russell, Jonathan Rhys Meyers, Robin Williams, Terrence Howard, William Sadler
“The music is all around us. All you have to do is listen.”
Há doze anos atrás, em Washington Square, lyla Novacek (Keri Russell), uma jovem violoncelista, e Louis Connelly (Jonathan Rhys Meyers), um carismático cantor irlandês, conheceram-se e ficaram rendidos á música tocada pelos músicos de rua. Eles apaixonaram-se perdidamente. Mas apesar do seu amor ser real e incontestável…foi de curta duração.
Após o dia mais romântico de sua vida, lyla prometeu voltar a encontrar-se com Louis novamente, mas, o seu pai (William Sadler) mais preocupado em levar Lyla ao seu próximo concerto, não deixou que eles se voltassem a reencontrar e fez com que Louis pensasse que ela não estava mais interessado nele.
Destroçado, Louis acabou por abandonar a sua música, enquanto lyla, meses mais tarde, foi enganada ao terem-lhe dito que perdeu o seu filho ainda por nascer, num acidente de carro.
Anos passaram sem nenhum deles a saber da verdade.
Agora, a criança secretamente entregue pelo pai de Lyla a um orfanato, cresceu para se tornar numa talentosa criança (Freddie Highmore), que consegue ouvir e sentir a música de uma forma excepcional.
Apesar de ter sido abandonado, ele mantém uma profunda e inabalável convicção de que seus pais estão vivos e que ambos desejam voltarem-se a encontrar com ele.
Determinado a procurá-los, ele encontra o caminho para Nova Iorque. Lá, perdido e sozinho, ele é atraído pela música da guitarra tocada por um miúdo de rua. Ele segue-o até a um abrigo abandonado, onde dezenas de crianças como ele vivem sob a protecção do enigmático Wizard (Robin Williams).
Naquela noite, ele pega na guitarra pela primeira vez, consegue improvisar e surpreender o Wizard , que ficou espantado por um simples miúdo conseguir tocar algo de uma forma tão apaixonada.
Wizard tem grandes planos para o jovem prodígio, mas para August, a sua música tem um propósito muito mais importante. Sem nunca perder a esperança de encontrar os seus pais, ele acredita que se eles ouvirem a sua música, irão procurá-lo.
Entretanto Lyla descobre que o seu filho está vivo, ela está desesperadamente a tentar localizá-lo com a ajuda de um assistente social, bastante empenhado, o Richard Jeffries (Terrence Howard), enquanto que Louis, ainda perseguido pelas lembranças do seu verdadeiro amor, acaba por regressar ás suas raízes musicais e a visitar onde eles se conheceram.
Separados por eventos que marcaram as suas vidas, Lyla, Louis e August, procuram descobrir o que eles perderam e o que poderá preencher novamente o vazio das suas vidas.
Esta longa-metragem tem como realizadora Kirsten Sheridan. Já o argumento foi escrito por Nick Castle (Hook) e James V. Hart (Contacto, Sahara).
August Rush estreou nos cinemas dos Estados Unidos no dia 19 de Outubro de 2007.
Nós musicos deveríamos ser proibidos de assistir filmes como este.
Principalmente aqueles que tocam instrumentos de cordas.
Eu levei quase três minutos para conseguir voltar a falar, depois que o filme terminou.
Não que eu quisesse voltar a falar.
Quando termina o filme, você percebe que parou de respirar.
E quando você recomeçar a respirar,
vai começar a prestar atenção na própria respiração.
Enquanto viver...
Nós subimos no palanque juntamente com o Evan,
tomamos nas nossas mãos sua batuta e regemos as batidas do nosso coração
a cada movimento das mãos do menino que se transformou em musica.
Ou da musica que se transformou em menino.
Davi, rei, ungido, profeta e músico, destilou poesias
de imensa profundidade nas páginas mágicas
das Escrituras, compondo canções que se tornariam
os salmos de inúmeras gerações. A biografia deste extraordinário homem termina
como sua fantástica história, com uma frase que é antológica,
depois de anos guerreando, reinando, compondo, cantando, profetizando, derramando seu coração,
Davi escreve o que seriam seus últimos versos e diz:
"aqui terminam as palavras de Davi"
Só isso.
Uma vida inteira de feitos tremendos, e ao final, ele se despoja das glórias passadas, e das vestes reais, para terminar sua vida com a roupagem que lhe era a mais peculiar,
as vestes de um ser humano.
Davi disse tudo que tinha para dizer. Já nada mais restava a ser dito.
Essa é a sensação que fica quando O Som do Coração termina.
Nada mais necessita ser acrescentado.
Era isso que eu gostaria de ter dito. Pelas mãos do Evan.
Welington José Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário