terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Linguas estranhas




Marcos 16
 17 Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

Atos 2
 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Atos 10
 46 pois os ouviam falando em línguas[45] e exaltando a Deus. A seguir Pedro disse:

Atos 19
 6 Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas[68] e a profetizar.

Romanos 3
 13 “Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam” [12]. “Veneno de serpentes está em seus lábios” [13].

1 Coríntios 12
 10 a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
 28 Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.
 30 Têm todos o dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?

1 Coríntios 13
 1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
 8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

1 Coríntios 14
 5 Gostaria que todos vocês falassem em línguas, mas prefiro que profetizem. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada.
 6 Agora, irmãos, se eu for visitá-los e falar em línguas, em que lhes serei útil, a não ser que lhes leve alguma revelação, ou conhecimento, ou profecia, ou doutrina?


1 Coríntios 14
 18 Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês.
 21 Pois está escrito na Lei: “Por meio de homens de outras línguas e por meio de lábiosde estrangeiros falarei a este povo, mas, mesmo assim, eles não me ouvirão” [29], diz o Senhor.
 22 Portanto, as línguas são um sinal para os descrentes, e não para os que crêem; a profecia, porém, é para os que crêem, não para os descrentes.
 23 Assim, se toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e entrarem alguns não instruídos ou descrentes, não dirão que vocês estão loucos?
 39 Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas.


 

Há um dom, uma dádiva, uma operação espiritual que o Espírito Santo deseja conceder a maioria, ou mesmo a todos os que nasceram de novo em Cristo.  O dom em si possui algo que é espetacular, um sinal visível, audivel, de algo que é espiritual ocorrendo dentro do coração humano, e cuja origem não é terrena.  Línguas concedidas pelo dom, quando autenticas manifestações do Espírito de Deus, são na terra -  o único sinal imediato da existencia de uma realidade espiritual subjacente dados aos homens, ao menos nessa dispensação (usada aqui como sinonimo de "periodo profético em que vivemos"). Quando digo "uníco sinal imediato - não estou considerando o UNIVERSO inteiro que é, foi e será sempre, na  verdade, uma grande palavra de revelação sobre o poder de Deus dada ao homem - Por algum motivo desconhecido nos acostumamos com ele. Talvez por nós nascemos nele e não nos assombramos com raios, relampagos, galáxias ou constelações. 
Nós temos mania de procurar como sobrenatural algo que não vejamos todos os dias, que não expliquemos a luz de nossa ignorancia que denominamos imprópriamente de Ciencia. 
Nesse contexto...

Se o dom de línguas é real, se as palavras que estão sendo ditas ou manifestas tem origem no Espírito Santo: Quando alguém fala em línguas concede a todos, crentes e incrédulos a capacidade de "ver" imediatamente ao invisivel e ao sobrenatural. 

Ela, a língua estranha, é um sinal sobrenatural que é imediatamente perceptivel. 

Os milagres, sinais, prodígios e maravilhas, e mesmo curas milagrosas manifestam, off course,  visivelmente a realidade espiritual. 
O poder de Deus é claramente percebido numa operação milagrosa. 
Mas, ao reunirmos um grupo de pessoas não veremos - há excessões á regra - instantaneamente, na maioria das vezes, aos sinais e prodígios.  
Operações milagrosas vem normalmente precedidas de períodos de oração, precedidas de intercessões. Ocorrem no decorrer do tempo. 
A língua estranha, sui generis, uma singularidade, é um sinal imediato.  
A profecia, a palavra de sabedoria , a palavra de conhecimento - que chamamos de revelação - todas estas são manifestações sobrenaturais (porque se fossem naturais não seriam dons espirituais), traduzem coisas espirituais, manifestam realidades celestiais, indicam coisas divinas e... algumas vezes até realizam prodígios ou maravilhas! Mas.... contudo... entretanto... todavia... mesmo tendo maior importancia para a igreja não possuem essa característica de imediatismo, presencial, essa velocidade que é peculiar a nossa voz, a nossa fala. 
O mais polêmico dos dons é também o menos compreendido.

LEIAM:

O Andar no Espírito - O Andar no Poder

LIVRO para download

http://www.minamd.org.br/inicio.htm
 Ministério Ana Maria Dias/

Uma profunda visão sobre a oração em línguas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário