Sonhos e visões têm freqüentemente guiado a humanidade, desde os mais remotos tempos. Deus constantemente tem feito uso de sonhos para comunicar sua vontade aos homens. Os sonhos a seguir estão especialmente registrados no livro de Gênesis no Tawrat, escrito pelo Profeta Musa (Moisés, pbuh):Yaqub(Jacó, pbuh) (28:12 & 31:10)Laban (31:24)Yusuf (José, pbuh) (37:9-11)Abimelech (20:3-7)Faraó do Egito (41:1-8). (Faraó também é mencionado no Qur'an, em Surah 10, Ayat 90-92)O mordomo e o padeiro do Faraó do Egito (40:5)
E em outros livros do que é conhecido como o Velho Testamento, também chamado às vezes de Tawrat:Gideão (Livro de Juízes, 7),Rei Sulaiman (Salomão) (Livro de 1 Reis, 3:5)O Povo Midianita (Livro de Juízes, 7:13)Rei Nabucodonossor (Livro de Daniel, 2:1; 4:10, 18)
E no Injil (Novo Testamento), nós achamos:· José, esposo de Maryam (Maria), a mãe de Jesus"E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo' E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ, E DARÁ Á LUZ UM FILHO, E CHAMÁ-LO-ÃO PELO NOME DE EMMANUEL,' que traduzido é: DEUS CONOSCO." (Livro de Mateus, 1:20. veja também 2:12, 13, 19)Os sábiosdo oriente que foram levados ao lugar de nascimento de Isa al Masih (Jesus) (Livro de Mateus. 2:12)A esposa de Pilatos (Livro de Mateus. 27:19)Paulo Em uma visão noturna, um "homem da Macedônia" diante de Paulo lhe disse: " Venha à Macedônia, e ajuda-nos " (Atos 16:9; veja também 18:9; 27:23)
Deus é Maravilhoso! Assim como Ele fez no passado, Deus está mostrando Sua misericórdia e direção aos muçulmanos por todo o mundo nos nossos dias! Leia os seguintes trechos de histórias de muçulmanos, de vários lugares do mundo, que têm relatado tais sonhos e que agora seguem a Isa al Masih (Jesus - como denominado por Mulçulmano convertido) como seu Salvador:
"...dois anjos vestidos em túnicas brancas estavam no topo da montanha. Jesus estava entre os anjos. Ele deixou os anjos e veio até onde eu estava. Quando ele se aproximou de mim, eu me ajoelhei e ele pôs suas mãos sobre minha cabeça..."
"...['D.'] sonhou que ele estava sentado com seus braços amarrados a uma cadeira. Então ele viu um homem a quem reconheceu como Jesus, que veio até ele. Jesus tocou as amarras e elas caíram de seus braços..."
"...No sonho, Jesus me disse que eu fosse até Ele e lêsse a Bíblia a Ele me mostraria o caminho, a verdade e a vida..."
"...Eu estava em uma cruz com um baixo muro em redor. Em minha mão direita, Eu tinha uma grande pilha de papel em branco. Eu permanecia na viga da cruz e olhava para um pequeno grupo de pessoas que estava no topo. Todos eles usavam longas roupas brancas, mas um deles era diferente. Ele estava no lado direito, e com sua mão esquerda ele guiava as pessoas a uma porta no muro. Além da porta havia luz, e não podia ver o que estava lá dentro. Em um momento eu estava no sonho, e no momento seguinte eu estava vendo a cruz de cima..."
"...Eu vi alguns cristãos em uma fila para entrar no Paraíso. Tentei entrar na fila, mas um ser muito alto bloqueou meu caminho; e comecei a chorar, porque o lado em que eu estava era realmente horrível mas o lado em que eles estavam era um lugar muito bonito, tão azul..."
"...Voltei para a cama depois de uma pequena oração e vi um segundo sonho. Esta vez era Jesus, assim como eu o tinha visto no filme Jesus anos atrás, e eu havia desprezado seu vídeo. Ele estava pendurado na cruz, os pregos estavam em suas mãos e pés, ainda assim ele estava sorrindo para mim e falando comigo. Apesar de estar morrendo ele parecia tão belo. A cruz era imensa e eu parecia um garotinho. Meu pescoço estava reclinado para trás para tentar ver toda a face de Jesus e de repente, um grande círculo de luz veio de cima da cruz e desceu sobre mim..."
"...Eu estava nadando. Estava muito escuro, sem nenhuma estrela no céu. Depois de nadar por um momento, parei e olhei para o céu. De repente, vi uma estrela brilhando. Fechei meus olhos e fiz um desejo. Eu disse, 'Estrela da Manhã, ensina-me o segredo da vida'... Continuei a ter esse sonho por anos a quase todo mês e esse padrão continuou até alguns meses depois de minha conversão, quando li Apocalipse. 22:16, que diz, 'Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã'..."
Outras Histórias:
Muçulmanos Filipinos. Histórias das regiões de Zamboanga e Basilan, no sul das Filipinas estão começando a chegar. Muçulmanos Yakan e Tausug estão relatando ter sonhos de Jesus durante e depois do Ramadã.
Uma revista publicada na Califórnia reporta o seguinte (baseada em questionários respondidos por cerca de 600 muçulmanos que colocaram sua fé em Jesus) [1]:"Embora os sonhos desempenhem um papel insignificante na conversão da maioria dos Ocidentais, cerca de um-quarto daquele grupo entrevistado afirma enfaticamente que os sonhos e visões foram aspectos-chave em trazê-los a Cristo e em sustentá-los em tempos difíceis. Rick Love, Diretor International de Fronteiras, também reconheceu esse padrão. Ele escreve que, 'Assim como Deus usou uma visão para converter Paulo, da mesma maneira Ele se revela aos muçulmanos através de sonhos e visões. Assim como Deus preparou Cornélio para ouvir o Evangelho através de uma visão, também Deus está preparando uma multidão de muçulmanos para responder às Suas boas novas.' [2]
Um crente da Guiné recontou certa vez o sonho com uma figura que posteriormente ele creu ser Cristo. A figura usava túnicas brancas e o chamava para chegar-se a Ele. Eu um sonho semelhante, ele se lembra que os braços da mesma figura estavam estendidos, acenando para ele. Sonhos desse tipo têm sido reconhecidos como um padrão de trabalho entre muçulmanos. Embora haja variações, Cristo aparecendo em túnicas brancas é uma imagem recorrente entre aqueles que tiveram sonhos e visões. Similarmente, uma mulher muçulmana malaia teve uma visão de seus pais, cristãos que haviam morrido. Ela os viu alegrando-se com outros no paraíso. Jesus apareceu numa tunica branca e lhe disse: "Se você quiser vir, venha." Sentindo que ela havia tentado alcançar Deus durante toda a sua vida, mas sem sucesso, ela agora viu Deus iniciando o esforço para alcançá-la através de Jesus."
Um convertido do Oriente Médio que vinha sendo afligido com severas dores de cabeça estava deitado em sua cama após ter orado por seu filho adoentado. Um homem com uma bela e pacífica face apareceu. Vestido de branco, a figura dirigiu-se à cama do homem e o tocou três vezes na cabeça. Na manhã seguinte suas dores de cabeça haviam ido embora. Seu filho, também, estava completamente curado. Compreensivelmente, esse homem agora afirma com segurança, "Eu creio na oração em nome de Cristo."
A grande maioria dos sonhos parece se enquadrar em uma das duas categorias maiores. A primeira poderia ser considerada como um sonho preparatório. Como Cristo aparecendo em túnicas brancas, a visão confirma pensamentos ou conversas que a pessoa teve sobre Cristo ou sobre a fé Cristã. A segunda poderia ser chamada de sonho fortalecedor.Aqui o sonho ou visão comumente dá ao crente forças em face da perseguição. Na falta de perseguição, ele pode tornar os crentes mais audazes, fortalecendo a natureza de seu testemunho.
Preparatório. Uma mulher sunita da Península Arábica teve um sonho em que uma figura lhe dizia para visitar uma mulher cristã que ela conhecia. A figura, que depois ela teve certeza ser Cristo, lhe disse que essa mulher poderia lhe ensinar.
Antes de sua conversão, um homem Persa teve uma visão. Nela, ele caía na escuridão de cima de um monte e era salvo por uma luz que lhe segurava pelas costas.
Em um fascinante misto do uso de sonhos e dormidas, uma algeriana contou como ela ouvia sua avó muçulmana dizer, "Jesus não está morto. Quero lhe dizer que Ele está aqui."
Um homem da África Ocidental conta uma sucinta mas poderosa visão que ele teve antes de se converter. Ele viu um muçulmano devoto no inferni e um pobre cristão que não tinha dinheiro nem para esmolas no paraíso. Uma voz lhe explicou que a diferença era Jesus.
Fortalecimento AUm crente norte-africano achou a força necessária de que precisava para enfrentar seu aprisionamento através de um sonho que teve enquanto esteve preso por causa de sua fé. Nesse sonho, ele viu milhares de crentes saindo pelas ruas de sua cidade, proclamando abertamente sua fé naquele país de liberdade restrita. Na prisão, ele foi torturado, pendurado de cabeça para baixo e pelado durante horas, espancado e repetidamente ameaçado de execução. Sua visão de que um dia as pessoas de seu país poderiam proclamar abertamente sua fé nas ruas lhe deu grande força para perseverar através desse tempo mais difícil.
Encontro.Embora não estritamente um sonho ou uma visão, vários crentes de ascendência muçulmana têm tido significantes encontros sobrenaturais que foram instrumentais para levá-los a Jesus. Um muçulmano egípcio estava lendo o Injil (Evangelho), quando ele leu Lucas 3, capítulo que narra quando o Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de um pombo. Deus disse: "Este é meu filho, em quem me allegro." Assim que ele leu essas palavras, uma ventania adentrou seu quarto. Uma voz lhe disse, 'Eu sou Jesus Cristo, a quem você odeia. Eu sou o Senhor a quem você está procurando. Ele se lembra que chorou e chorou, aceitando Jesus desde então.
Qualquer que seja a perpectiva pessoal que alguém tem sobre sonhos, visões e o caminho cristão da fé, é difícil considerar se envolver em ministérios com muçulmanos sem reconhecer e se abrir para que Deus continue a resgatar pessoas através de meios que podem ser vistos como não convencionais.
A História de Al-'UrisAl-'Uris foi uma figura histórica associada com a família de Saladino e os jornais de Ayyubids e seus conflitos com os Cruzados. A história muçulmana registra um sonho que ele teve que parece muito similar às histórias narradas acima:"Al-'Uris viu em seu sonho Cristo Jesus filho de Maria, que parecia voltar seu rosto em direção a ele desde o céu. Al-'Uris lhe perguntou, 'A crucificação realmente aconteceu?' Jesus respondeu, 'Sim, a crucificação realmente aconteceu'. Al-'Uris então relatou seu sonho a um intérprete, que disse, 'O homem que viu esse sonho deve ser crucificado. Porque Jesus é infalível e só pode falar a verdade, assim a crucificação de que ele falou não deve ser a dele mesmo, porque o Glorioso Qur'an diz especificamente que Jesus não foi crucificado ou morto. Assim, isto deve se referir ao sonhador, e é ele que deve ser crucificado.' A história acabou ocorrendo como o intérprete disse. (p. 205)" [3]
Tristemente, é registrado que Al-'Uris enfrenteou uma morte terrível pouco tempo depois de ter contado seu sonho a alguém que não acreditava na ressurreição de Jesus. Se essa história é verdadeira, está claro que Jesus estava tentando contar-lhe a verdade de sua morte e ressurreição para chamar Al'Uris para junto de si.Talvez Al-'Uris colocou sua fé em Jesus como seu Salvador já que essa história registra que ele mesmo foi crucificado. Como um buscador da verdade, talvez ele estivesse querendo seguir a verdade mesmo que ela o levasse à morte.
O Próximo Passo: Você já teve sonhos ou visões de Cristo? Ele está tentando te contar algo de grande importância: a certeza da salvação e a aceitação de Deus.
E em outros livros do que é conhecido como o Velho Testamento, também chamado às vezes de Tawrat:Gideão (Livro de Juízes, 7),Rei Sulaiman (Salomão) (Livro de 1 Reis, 3:5)O Povo Midianita (Livro de Juízes, 7:13)Rei Nabucodonossor (Livro de Daniel, 2:1; 4:10, 18)
E no Injil (Novo Testamento), nós achamos:· José, esposo de Maryam (Maria), a mãe de Jesus"E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo' E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ, E DARÁ Á LUZ UM FILHO, E CHAMÁ-LO-ÃO PELO NOME DE EMMANUEL,' que traduzido é: DEUS CONOSCO." (Livro de Mateus, 1:20. veja também 2:12, 13, 19)Os sábiosdo oriente que foram levados ao lugar de nascimento de Isa al Masih (Jesus) (Livro de Mateus. 2:12)A esposa de Pilatos (Livro de Mateus. 27:19)Paulo Em uma visão noturna, um "homem da Macedônia" diante de Paulo lhe disse: " Venha à Macedônia, e ajuda-nos " (Atos 16:9; veja também 18:9; 27:23)
Deus é Maravilhoso! Assim como Ele fez no passado, Deus está mostrando Sua misericórdia e direção aos muçulmanos por todo o mundo nos nossos dias! Leia os seguintes trechos de histórias de muçulmanos, de vários lugares do mundo, que têm relatado tais sonhos e que agora seguem a Isa al Masih (Jesus - como denominado por Mulçulmano convertido) como seu Salvador:
"...dois anjos vestidos em túnicas brancas estavam no topo da montanha. Jesus estava entre os anjos. Ele deixou os anjos e veio até onde eu estava. Quando ele se aproximou de mim, eu me ajoelhei e ele pôs suas mãos sobre minha cabeça..."
"...['D.'] sonhou que ele estava sentado com seus braços amarrados a uma cadeira. Então ele viu um homem a quem reconheceu como Jesus, que veio até ele. Jesus tocou as amarras e elas caíram de seus braços..."
"...No sonho, Jesus me disse que eu fosse até Ele e lêsse a Bíblia a Ele me mostraria o caminho, a verdade e a vida..."
"...Eu estava em uma cruz com um baixo muro em redor. Em minha mão direita, Eu tinha uma grande pilha de papel em branco. Eu permanecia na viga da cruz e olhava para um pequeno grupo de pessoas que estava no topo. Todos eles usavam longas roupas brancas, mas um deles era diferente. Ele estava no lado direito, e com sua mão esquerda ele guiava as pessoas a uma porta no muro. Além da porta havia luz, e não podia ver o que estava lá dentro. Em um momento eu estava no sonho, e no momento seguinte eu estava vendo a cruz de cima..."
"...Eu vi alguns cristãos em uma fila para entrar no Paraíso. Tentei entrar na fila, mas um ser muito alto bloqueou meu caminho; e comecei a chorar, porque o lado em que eu estava era realmente horrível mas o lado em que eles estavam era um lugar muito bonito, tão azul..."
"...Voltei para a cama depois de uma pequena oração e vi um segundo sonho. Esta vez era Jesus, assim como eu o tinha visto no filme Jesus anos atrás, e eu havia desprezado seu vídeo. Ele estava pendurado na cruz, os pregos estavam em suas mãos e pés, ainda assim ele estava sorrindo para mim e falando comigo. Apesar de estar morrendo ele parecia tão belo. A cruz era imensa e eu parecia um garotinho. Meu pescoço estava reclinado para trás para tentar ver toda a face de Jesus e de repente, um grande círculo de luz veio de cima da cruz e desceu sobre mim..."
"...Eu estava nadando. Estava muito escuro, sem nenhuma estrela no céu. Depois de nadar por um momento, parei e olhei para o céu. De repente, vi uma estrela brilhando. Fechei meus olhos e fiz um desejo. Eu disse, 'Estrela da Manhã, ensina-me o segredo da vida'... Continuei a ter esse sonho por anos a quase todo mês e esse padrão continuou até alguns meses depois de minha conversão, quando li Apocalipse. 22:16, que diz, 'Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã'..."
Outras Histórias:
Muçulmanos Filipinos. Histórias das regiões de Zamboanga e Basilan, no sul das Filipinas estão começando a chegar. Muçulmanos Yakan e Tausug estão relatando ter sonhos de Jesus durante e depois do Ramadã.
Uma revista publicada na Califórnia reporta o seguinte (baseada em questionários respondidos por cerca de 600 muçulmanos que colocaram sua fé em Jesus) [1]:"Embora os sonhos desempenhem um papel insignificante na conversão da maioria dos Ocidentais, cerca de um-quarto daquele grupo entrevistado afirma enfaticamente que os sonhos e visões foram aspectos-chave em trazê-los a Cristo e em sustentá-los em tempos difíceis. Rick Love, Diretor International de Fronteiras, também reconheceu esse padrão. Ele escreve que, 'Assim como Deus usou uma visão para converter Paulo, da mesma maneira Ele se revela aos muçulmanos através de sonhos e visões. Assim como Deus preparou Cornélio para ouvir o Evangelho através de uma visão, também Deus está preparando uma multidão de muçulmanos para responder às Suas boas novas.' [2]
Um crente da Guiné recontou certa vez o sonho com uma figura que posteriormente ele creu ser Cristo. A figura usava túnicas brancas e o chamava para chegar-se a Ele. Eu um sonho semelhante, ele se lembra que os braços da mesma figura estavam estendidos, acenando para ele. Sonhos desse tipo têm sido reconhecidos como um padrão de trabalho entre muçulmanos. Embora haja variações, Cristo aparecendo em túnicas brancas é uma imagem recorrente entre aqueles que tiveram sonhos e visões. Similarmente, uma mulher muçulmana malaia teve uma visão de seus pais, cristãos que haviam morrido. Ela os viu alegrando-se com outros no paraíso. Jesus apareceu numa tunica branca e lhe disse: "Se você quiser vir, venha." Sentindo que ela havia tentado alcançar Deus durante toda a sua vida, mas sem sucesso, ela agora viu Deus iniciando o esforço para alcançá-la através de Jesus."
Um convertido do Oriente Médio que vinha sendo afligido com severas dores de cabeça estava deitado em sua cama após ter orado por seu filho adoentado. Um homem com uma bela e pacífica face apareceu. Vestido de branco, a figura dirigiu-se à cama do homem e o tocou três vezes na cabeça. Na manhã seguinte suas dores de cabeça haviam ido embora. Seu filho, também, estava completamente curado. Compreensivelmente, esse homem agora afirma com segurança, "Eu creio na oração em nome de Cristo."
A grande maioria dos sonhos parece se enquadrar em uma das duas categorias maiores. A primeira poderia ser considerada como um sonho preparatório. Como Cristo aparecendo em túnicas brancas, a visão confirma pensamentos ou conversas que a pessoa teve sobre Cristo ou sobre a fé Cristã. A segunda poderia ser chamada de sonho fortalecedor.Aqui o sonho ou visão comumente dá ao crente forças em face da perseguição. Na falta de perseguição, ele pode tornar os crentes mais audazes, fortalecendo a natureza de seu testemunho.
Preparatório. Uma mulher sunita da Península Arábica teve um sonho em que uma figura lhe dizia para visitar uma mulher cristã que ela conhecia. A figura, que depois ela teve certeza ser Cristo, lhe disse que essa mulher poderia lhe ensinar.
Antes de sua conversão, um homem Persa teve uma visão. Nela, ele caía na escuridão de cima de um monte e era salvo por uma luz que lhe segurava pelas costas.
Em um fascinante misto do uso de sonhos e dormidas, uma algeriana contou como ela ouvia sua avó muçulmana dizer, "Jesus não está morto. Quero lhe dizer que Ele está aqui."
Um homem da África Ocidental conta uma sucinta mas poderosa visão que ele teve antes de se converter. Ele viu um muçulmano devoto no inferni e um pobre cristão que não tinha dinheiro nem para esmolas no paraíso. Uma voz lhe explicou que a diferença era Jesus.
Fortalecimento AUm crente norte-africano achou a força necessária de que precisava para enfrentar seu aprisionamento através de um sonho que teve enquanto esteve preso por causa de sua fé. Nesse sonho, ele viu milhares de crentes saindo pelas ruas de sua cidade, proclamando abertamente sua fé naquele país de liberdade restrita. Na prisão, ele foi torturado, pendurado de cabeça para baixo e pelado durante horas, espancado e repetidamente ameaçado de execução. Sua visão de que um dia as pessoas de seu país poderiam proclamar abertamente sua fé nas ruas lhe deu grande força para perseverar através desse tempo mais difícil.
Encontro.Embora não estritamente um sonho ou uma visão, vários crentes de ascendência muçulmana têm tido significantes encontros sobrenaturais que foram instrumentais para levá-los a Jesus. Um muçulmano egípcio estava lendo o Injil (Evangelho), quando ele leu Lucas 3, capítulo que narra quando o Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de um pombo. Deus disse: "Este é meu filho, em quem me allegro." Assim que ele leu essas palavras, uma ventania adentrou seu quarto. Uma voz lhe disse, 'Eu sou Jesus Cristo, a quem você odeia. Eu sou o Senhor a quem você está procurando. Ele se lembra que chorou e chorou, aceitando Jesus desde então.
Qualquer que seja a perpectiva pessoal que alguém tem sobre sonhos, visões e o caminho cristão da fé, é difícil considerar se envolver em ministérios com muçulmanos sem reconhecer e se abrir para que Deus continue a resgatar pessoas através de meios que podem ser vistos como não convencionais.
A História de Al-'UrisAl-'Uris foi uma figura histórica associada com a família de Saladino e os jornais de Ayyubids e seus conflitos com os Cruzados. A história muçulmana registra um sonho que ele teve que parece muito similar às histórias narradas acima:"Al-'Uris viu em seu sonho Cristo Jesus filho de Maria, que parecia voltar seu rosto em direção a ele desde o céu. Al-'Uris lhe perguntou, 'A crucificação realmente aconteceu?' Jesus respondeu, 'Sim, a crucificação realmente aconteceu'. Al-'Uris então relatou seu sonho a um intérprete, que disse, 'O homem que viu esse sonho deve ser crucificado. Porque Jesus é infalível e só pode falar a verdade, assim a crucificação de que ele falou não deve ser a dele mesmo, porque o Glorioso Qur'an diz especificamente que Jesus não foi crucificado ou morto. Assim, isto deve se referir ao sonhador, e é ele que deve ser crucificado.' A história acabou ocorrendo como o intérprete disse. (p. 205)" [3]
Tristemente, é registrado que Al-'Uris enfrenteou uma morte terrível pouco tempo depois de ter contado seu sonho a alguém que não acreditava na ressurreição de Jesus. Se essa história é verdadeira, está claro que Jesus estava tentando contar-lhe a verdade de sua morte e ressurreição para chamar Al'Uris para junto de si.Talvez Al-'Uris colocou sua fé em Jesus como seu Salvador já que essa história registra que ele mesmo foi crucificado. Como um buscador da verdade, talvez ele estivesse querendo seguir a verdade mesmo que ela o levasse à morte.
O Próximo Passo: Você já teve sonhos ou visões de Cristo? Ele está tentando te contar algo de grande importância: a certeza da salvação e a aceitação de Deus.
Notas de rodapé:This material is a portion of an article originally published in Mission Frontiers magazine, March 2001. http://www.missionfrontiers.org/ . Reprinted with permission.Rick Love, Muslims, Magic and the Kingdom of God (Pasadena, William Carey Library, 2000), 156The Muslim Jesus: Sayings and Stories in Islamic Literature by Tarif Khalidi, Harvard University Press, 2001. Jamal al-Din Wasil (d. 697/1298), Mufarrij al-Kurub, 1:248. Cf. al-Abshihi, al-Mustatraf, 2:83 (variant).
Nenhum comentário:
Postar um comentário